Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Régua de cobrança: como usar para diminuir a inadimplência

Praticamente todo empreendedor em algum momento já deve ter ouvido falar em régua de cobrança, mas acontece que nem todos sabem o que ela de fato é como é importante no combate à inadimplência em qualquer negócio.

Já falamos aqui no blog em alguns artigos sobre a inadimplência e como ela atinge inúmeros negócios em todos os setores do mercado, além das consequências que este problema traz, tendo como mais grave o fechamento de uma empresa.

Neste artigo vamos te mostrar o que é uma régua de cobrança e te mostrar como você poderá usá-la em seu negócio e assim diminuir a inadimplência.

 

Régua de cobrança

A régua de cobrança nada mais é do que uma ferramenta que determina o seu comportamento diante do seu cliente, seja antes ou após o vencimento da dívida. Quando falamos em cobrança, muitas vezes já pensamos em títulos atrasados, etc, o que é uma forma equivocada de pensar, já que cobrança é todo o processo que se inicia na concretização da venda até o recebimento dos valores.

Veja 5 dicas para diminuir a inadimplência no seu negócio.

Ela é utilizada para que você faça o mapeamento das suas cobranças, estando elas em atraso ou não e quais as medidas precisa tomar para receber os valores devidos.

 

Como a régua de cobrança pode ajudar no combate à inadimplência?

Muitos confundem combater a inadimplência com “cortar o mau pela raiz”. Quando falamos sobre combater, estamos nos referindo a diminuir a inadimplência em seu negócio e a aplicação da régua de cobrança pode ajudar e muito.

Quando você utiliza todos os passos para cobrar os seus clientes, as suas chances de recebimentos aumenta de maneira exponencial. Ao incluir este recurso na política de cobrança, alguns benefícios são percebidos rapidamente.

É muito comum que as empresas tenham equipes de cobranças reduzidas e com isso acabam não tendo tempo hábil para cobrar os clientes. Esta é a realidade de muitos negócios que focam todas as suas forças em vendas, montando grandes equipes, mas negligenciam o setor de cobrança.

Só que qualquer decisão tomada em uma empresa, tem consequências e um grande volume de trabalho para um equipe pequena, sempre gera erros humanos, além de esquecimento de títulos, etc.

Leia também: Descubra como gerar boleto e otimizar seu processo de cobrança.

Mas quando se conta com uma régua de cobrança, os riscos de erros ou esquecimentos diminui, uma vez que você terá todo o seu processo automatizado. Uma abordagem branda e dentro de prazos corretos, aumenta a conversão da quitação da dívida do seu cliente devedor.

 

Como criar uma régua de cobrança?

O boleto bancário é um dos métodos de pagamento mais presentes no dia a dia dos brasileiros. Muitos clientes atrasam seus pagamentos não por falta de dinheiro, mas por esquecimento.

Para que isso não ocorra, vamos te dar algumas dicas:

1 – Envie suas cobranças com antecedência
É recomendável que seu cliente receba sua cobrança pelo menos 5 dias antes do vencimento e isso pode ser perfeitamente programável em um sistema de gestão de pagamentos.

2 – Envie lembretes de vencimento
Após o envio da cobrança, envie ao seu cliente um lembrete 1 ou 2 dias antes do vencimento, para evitar que o boleto caia do esquecimento e assim evita até que ele pague juros e multa sobre o título vencido.

3 – Cobre o boleto vencido
Caso ele atrase o pagamento do boleto, envie lembretes através do e-mail ou SMS a cada 5 ou 7 dias corridos alertando que o boleto está vencido e informando um prazo final para pagamento.

4 – Deixe claro quais medidas serão tomadas caso a dívida permaneça
Ao enviar as mensagens de cobrança, informe a seu cliente que, caso a dívida não seja paga no prazo estabelecido, a sua empresa estará tomando as medidas legais como inclusão do CPF ou CNPJ nos órgãos de proteção ao crédito, bem como a suspensão dos serviços prestados, se for este o caso.

5 – Cumpra a determinação após o prazo
Caso o prazo estabelecido para pagamento se encerre e a dívida permaneça em aberto, cumpra o que alertou nas mensagens anteriores, fazendo a inclusão em órgãos de proteção ou até mesmo o ajuizamento de uma ação.

Em resumo, a régua de cobrança é apenas uma forma de parametrizar e automatizar o seu sistema de cobrança junto aos seus clientes, desde a prevenção, ou seja, antes do vencimento a até mesmo envio de e-mails e torpedos SMS avisando do prazo final para o pagamento do título em aberto.

Veja 5 dicas para reduzir o seu custo de cobrança.

 

E como fazer para automatizar o sistema de cobrança?

Você pode fazer isso utilizando um sistema de intermediação de pagamento, como o Padmoney.

Com ele você poderá estar gerando suas cobranças e enviando para seus clientes por e-mail. Em caso de uma cobrança recorrente o sistema faz todo o processo de emissão e envio mensalmente, alguns dias antes do vencimento de acordo com sua programação.

Você poderá programar o sistema para que envie lembretes de vencimento, bem como cobranças após o vencimento, tudo realizado de forma automatizada.

Para saber mais sobre o Padmoney e como você poderá automatizar o seu processo de cobrança, fale com um de nossos consultores.

Caso tenha alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários e a nossa equipe estará pronta para te responder.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Boleto Bancário

Como utilizar o pagamento recorrente em agências de viagem?

Post Boleto Bancário

Você sabe o que é boleto de proposta?

Post Boleto Bancário

Taxa de boleto: a empresa pode cobrar do cliente?

Post Financeiro

5 dicas fundamentais de gestão financeira para MEI

Deixe seu comentário