Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Fraudes no cartão de crédito: como evitar

Com a popularização da internet, principalmente nos últimos anos, o comércio eletrônico no Brasil cresceu de forma significativa e com isso houve um grande aumento no número de transações online, o que consequentemente culminou também no aumento das fraudes no cartão de crédito.

Por se tratar do método de pagamento mais utilizado pelos consumidores brasileiros e embora seja um dos mais seguros, o cartão de crédito tem atraído cada vez mais a atenção dos fraudadores, o que tem deixado os usuários dessa modalidade preocupados onde podem usar o seu cartão de forma segura.

Leia também: Como diminuir a fraude no boleto bancário?

Diante de tal cenário, vamos te dar algumas dicas de como se prevenir contra a fraude no cartão de crédito. Boa leitura!

 

1 – Não use seu cartão para compras em sites suspeitos

Grande parte das compras realizadas na internet são pagas com cartão de crédito. Muitas vezes ao realizar uma compra, empolgado pela “oferta tentadora” o consumidor acaba negligenciando a verificação de que se está em um ambiente seguro.

Mas um usuário comum consegue saber se aquele site é ou não seguro para a compra?

Sim, é possível verificar se o ambiente é seguro e uma das primeiras coisas a se fazer é olhar se a URL começa com o “https://”. Este https significa que o site possui um certificado SSL (Secure Sockets Layer). Qualquer site que envolve transações financeiras, como as lojas virtuais, devem ter essa certificação em sua URL, então verifique isso.

Outra verificação que você precisa fazer é saber qual a reputação do site através de feedbacks de outros consumidores. Você pode fazer isso utilizando a plataforma do WOT (Web Of Trust). Esta plataforma permite que você veja qual a reputação do site em que deseja fazer a compra, bem como os comentários e notas dos consumidores que compraram naquela loja.

Pesquise também sobre a loja nos sites de reclamações como o Reclame Aqui ou Portal do Consumidor, pois desta forma você saberá qual o índice de reclamações dos clientes e como a empresa se comporta diante delas.

 

2 – Faça um acompanhamento das suas movimentações

Acompanhar a fatura do seu cartão é importante não somente para o seu planejamento financeiro, mas também para verificar todas as movimentações realizadas com seu cartão de crédito.

Você pode fazer este acompanhamento através do aplicativo do seu banco ou da sua operadora de cartão.

Ao fazer este monitoramento, caso veja alguma transação suspeita, entre em contato com o seu banco imediatamente, faça o bloqueio do mesmo e evite que o problema ganhe maiores proporções.

 

3 – Esteja sempre atento ao utilizar seu cartão

Muitos golpistas aproveitam um momento de distração para poder roubar informações do seu cartão, por isso é preciso que sempre esteja muito atento quando for usar para pagar alguma conta, principalmente em estabelecimentos físicos.

Ao utilizar seu cartão em caixas eletrônicos, fique atento a qualquer tipo de anormalidade na máquina, tanto na tela quanto no encaixe do seu cartão. Se o mesmo estiver com dificuldade de ser inserido, não insista e vá imediatamente para outro caixa. Caso o seu cartão agarre, ligue para o número de telefone indicado no banco para resolução do problema, mas não saia de perto dele.

 

4 – Não compartilhe seus dados do seu cartão

Todo cuidado é pouco quando o assunto são suas informações bancárias ou dados de seu cartão de crédito. Se você compartilha suas informações com várias pessoas, será muito difícil identificar no futuro qual a origem de um possível fraude que possa acontecer.

Leia também: Como proteger seus clientes e sua empresa da fraude de identidade

Qualquer pessoa que tenha os dados do seu cartão podem realizar compras online sem a necessidade de estar com ele em mãos, simplesmente por terem os dados necessários, como número, data de validade e código de segurança.

Portanto, muito cuidado com quem você compartilha os seus dados, tanto documentos quanto bancários.

 

5 – Bloqueie seu cartão sempre que desconfiar

Se você desconfiar de qualquer anormalidade na movimentação do seu cartão, entre em contato com o seu banco imediatamente. Bloqueie o seu cartão para evitar que o problema tome proporções maiores.

Mas isso não é somente se você ver alguma movimentação suspeita, mas também em caso de perda ou roubo do mesmo.

Muitas tentativas de fraudes podem ser evitadas com medidas de precaução. Se você for vítima de fraude, busque resolver o problema o quanto antes para que não vire uma bola de neve.

 

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Boleto Bancário

Entenda o que é sacador avalista no boleto bancário

Post Segurança

Conheça a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Post Boleto Bancário

Existem limites de multas e juros para cobrar no boleto bancário?

Post Administração Financeira

5 dicas para diminuir a inadimplência no seu negócio

Deixe seu comentário