Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Conheça a Lei do Cadastro Positivo

A Lei do Cadastro Positivo cria uma nova forma de mapear os bons pagadores proporcionando assim até mesmo uma avaliação de crédito mais justa, diferentemente do que acontece hoje, pois ele irá permitir que as empresas possam ver todo o seu comportamento como pagador. Atualmente, o que acontece com o cadastro negativo é que as empresas só analisam as contas que você deixou de pagar, sem levar em consideração imprevistos que possam ter acontecido.

O Cadastro Positivo existe desde 2011, mas sua adesão era voluntária. O Serasa estima que após a Lei ser sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro no dia 08 de abril de 2019, aproximadamente 137 milhões de brasileiros sejam incluídos de forma automática. Este número representa quase 90% da população adulta brasileira. É válido ressaltar que antes de sua aprovação com Lei, o Cadastro Positivo contava com apenas 11 milhões de cidadãos cadastrados.

 

Quais são os objetivos da Lei?

A Lei passará a levar em consideração informações que antes eram ignoradas e consequentemente não influenciava o histórico financeiro do cidadão. Como irá trazer mais dados sobre cada pessoa, o Cadastro Positivo permitirá uma análise crédito mais individualizada e justa.

Além disso, as empresas também serão incluídas no banco de dados, o que possibilitará que os empresários tenham maior autonomia e assertividade em algumas tomadas de decisões, o que promete facilitar a concessão de empréstimos, financiamentos ou parcelamentos com cobrança de juros menores.

 

Quanto tempo leva para o Cadastro Positivo ser validado?

De acordo com a Serasa o prazo para validação dependerá da forma que você escolheu para fazer a abertura do seu cadastro.

Com o Certificado Digital: Se escolhe essa opção a adesão é validada na hora. Saiba como adquirir o seu certificado digital clicando aqui.

Escritório da Serasa ou por correios: Se você optou por ir a um escritório da Serasa ou tenha enviado seus documentos por correio, o prazo é de até 7 dias úteis. Você poderá acompanhar sua solicitação através do Portal de Consulta de Status.

Upload de documentos pelo site: Depois de enviar seus documentos pelo site, você receberá um e-mail com a resposta sobre seu pedido. Caso deseje, é possível acompanhar também seu status pelo site.

 

Informações presentes no Cadastro Positivo

As informações que estarão no seu cadastro são:

  • Contratos;
  • Empréstimos pessoais;
  • Financiamentos;
  • Crediários (número do contrato, valor contratado, número de parcelas, valor de cada parcela, data de vencimento das parcelas, vigência do contrato, etc).

Contas de consumo também farão parte do seu relatório positivo: água, gás, telefone fixo, energia.

Mas os dados de telefonia celular não entrarão no processo.

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC – o Cadastro Positivo cumpre todas as exigências do Código de Defesa do Consumidor, incluindo a proteção de dados pessoas e do sigilo bancário.

O score do consumidor só poderá ser acessado por empresas que estejam avaliando aquele cidadão e também somente transações que envolvam risco financeiro.

 

O Cadastro Positivo ajudará no Score?

O Score é a pontuação que mede a confiança que o mercado tem na sua capacidade de honrar com seus compromissos nos próximos 12 meses.

Todas as contas que você paga em dia poderão ser consideradas e com isso, aos poucos, você vai construir um histórico de bom pagador. No momento de solicitar um crédito ou parcelar uma compra, o Cadastro Positivo pode facilitar as coisas.

Então, sim, o Cadastro Positivo poderá ajudar a aumentar o seu Score.

 

Pessoas negativadas podem abrir o Cadastro Positivo

Você pode abrir seu Cadastro Positivo mesmo que esteja negativado. Suas contas pagas em dia também poderão ser consideradas e as empresas poderão ter condições de avaliar seu histórico de pagamentos de uma forma mais completa e justa.

Podemos dizer que são altas as expectativas do impacto da Lei do Cadastro Positivo e caso venha a cumprir todos os seus objetivos, as pessoas terão um acesso mais facilitado ao crédito e melhores condições de pagamento mediante a uma análise de crédito personalizada.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Administração Financeira

Cobrança por e-mail e SMS: veja como reduzir sua inadimplência

Post Financeiro

Como aumentar seu faturamento utilizando o pagamento recorrente

Post Gestão e Negócios

Conheça 5 tendências de empreendedorismo para 2020

Post Financeiro

MEI pode emitir boleto para receber seus pagamentos?

Deixe seu comentário