Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

4 motivos para você utilizar o pagamento recorrente

Muitas empresas, principalmente as que são prestadoras de serviço tem adotado o pagamento recorrente como forma de recebimento dos seus clientes. Mas você sabe o que é pagamento recorrente? Antes de te mostrar os motivos pelos quais você deve utilizar essa modalidade, eu vou te falar o que ela é.

O pagamento recorrente é aquele realizado de forma contínua. Ele é muito comum em empresas que oferecem serviços de assinatura ou mensalidades. Para utilizar esta modalidade, é necessário somente que a cobrança tenha a mesma data de vencimento e valor.

A vantagem de utilizar o boleto na cobrança recorrente é que de certa forma ele acaba sendo mais acessível aos seus clientes, já que nem todas as pessoas possuem cartão de crédito, por exemplo, além de muitos se sentirem mais seguros com o boleto em relação a outras formas de pagamento.

Um dos objetivos da utilização do pagamento recorrente é a diminuição da inadimplência, pois recebendo os boletos mensalmente alguns dias antes do vencimento, diminui o risco do esquecimento.

Agora que entendemos o que é pagamento recorrente, vou te mostrar 4 motivos para você utilizar essa modalidade.

 

1 – Reduz o risco da inadimplência

A inadimplência é um dos problemas que mais atingem os empreendedores e ele acaba trazendo impacto no fluxo de caixa. Com o uso do pagamento recorrente, como os valores são faturados automaticamente, faz com que a probabilidade de não pagamento diminua.

Veja também: 5 dicas para diminuir a inadimplência no seu negócio

Se a sua cobrança recorrente for realizada através de cartão de crédito, o valor é descontado mensalmente no dia acordado de forma automática. Mas caso utilize o boleto bancário, a dinâmica é um pouco diferente. O boleto será enviado para o seu cliente, também de forma automática alguns dias antes do vencimento. Isso faz com que o seu pagamento não caia no esquecimento. Além disso, o boleto bancário também oferece a opção do DDA (Débito Direto Autorizado).

 

2 – Fidelização dos clientes

O pagamento recorrente te dar a oportunidade de fidelizar seus clientes. Mas como isso?

Normalmente, pessoas que aderem a serviços de assinatura, seja de produtos ou serviços, buscam garantir um valor mais baixo a curto e médio prazo. E isso é viável, já que você pode oferecer benefícios ou descontos de acordo com o plano contratado.

Isso é muito comum em servidores de hospedagem de sites, mensalidades escolares, clubes de assinatura, dentre outros serviços. Se o cliente optar pelo pagamento anual do seu plano, ele poderá ter um desconto de 20% do valor total e em alguns casos ainda ganhar algum serviço extra.

 

3 – Controle financeiro

Como a cobrança recorrente te possibilita saber exatamente quando o dinheiro cairá em sua conta, isso faz com que você tenha um melhor controle financeiro de sua empresa.

Isso significa que você poderá planejar os seus investimentos, auxiliando melhor em suas tomadas de decisões quanto ao seu negócio.

Veja como o boleto recorrente pode ajudar no seu controle financeiro.

 

4 – Melhora a gestão de pagamentos

Utilizando o pagamento recorrente, você melhora e muito a sua gestão de pagamentos.

Com ele você não precisa ter a preocupação de enviar suas cobranças mensalmente, uma vez que todo o processo é automatizado. Além de poupar tempo, ele também traz mais segurança e reduz a quase zero os erros, já que com esta modalidade, você estará eliminando o processo manual na geração de cada fatura.

 

E como utilizar o pagamento recorrente por boleto bancário?

O Padmoney oferece esta modalidade de cobrança. Diferentemente de outros sistemas, o valor da tarifa cobrada com o pagamento recorrente é o mesmo praticado no boleto tradicional, já que não o sistema não cobra pelo serviço da recorrência, mas somente a tarifa de liquidação do boleto.

Com o Padmoney você não paga por cancelamento ou baixa de título, mas somente pela liquidação. Também não há cobrança de mensalidade ou taxa de cadastro, você realmente só paga pelo boleto se o seu cliente pagar.

Quer saber mais como utilizar a cobrança recorrente em seu negócio, fale com um de nossos consultores e tenha o melhor sistema de gestão de pagamentos ao seu lado.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Gestão e Negócios

5 modelos de negócios perfeitos para o uso da cobrança recorrente

Post Boleto Bancário

O boleto bancário pode ser protestado?

Post Boleto Bancário

Como saber se o meu boleto foi pago?

Post Boleto Bancário

O boleto recorrente pode ajudar no seu controle financeiro

Deixe seu comentário