Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Descubra como gerar boleto e otimizar seu processo de cobrança

Se você fizer uma pesquisa com as pessoas que fazem parte do seu convívio, dificilmente encontrará alguém que nunca tenha pago um boleto bancário alguma vez na vida.

O boleto é um dos meios de cobrança mais popular no Brasil, sendo o segundo mais utilizado, ficando atrás somente do cartão de crédito.

Isso se dá pela facilidade que se tem para emitir um boleto e receber de seus clientes. Contudo nem sempre foi tão simples assim, pois antes era necessário ter uma conta bancária como pessoa jurídica e a sua conta precisava ter uma carteira para emissão de boletos, sem contar nas tarifas cobradas pelos bancos, que eram e em alguns casos ainda são elevadas.

Neste artigo vou te mostrar como gerar boleto de forma simples e rápida e também como você poderá otimizar seu processo de cobrança.

Mas o que é o boleto bancário?

O boleto bancário é um documento utilizado como instrumento de cobrança de um produto ou serviço prestado. Ele foi criado em 7 de outubro de 1993 e desde então nunca havia passado por nenhum tipo de atualização, o que fez o setor bancário entender que o sistema de liquidação dos boletos necessitava de uma modernização.

Em 2018 houve essa esperada modernização e foi então criada a Nova Plataforma de Cobrança. O Banco Central, que é o responsável por regular e fiscalizar as instituições bancárias no Brasil, determinou que todos os boletos emitidos tivessem:

  • CPF ou CNPJ do emissor e do pagador
  • Valor
  • Data de vencimento

Estas implementações foram feitas por etapas, sendo que no dia 25 de agosto de 2018 entrou em vigor que qualquer boleto com valor igual ou superior a R$ 400,00 já passasse a trafegar pela Nova Plataforma de Cobrança, o que deu ao consumidor maior conveniência e segurança nas operações com boleto bancário. Essa conveniência se refere ao fato de que os boletos ainda que vencidos poderiam ser pagos em qualquer instituição financeira, como bancos, internet e mobile banking, bem como em casas lotéricas.

Passada as demais etapas de implementação, no dia 20 de outubro de 2018 o processo foi concluído e então todos os boletos deveriam ser registrados e poderiam ser pagos em qualquer instituição financeira mesmo estando vencido.

Como gerar boleto para receber de meus clientes e otimizar meu processo de cobrança?

Antes de responder a esta pergunta, primeiro é importante que você saiba que gerar seus boletos através de um plataforma de pagamento certamente será mais rentável do que fazer isso por um banco, isso porque as taxas cobradas pelos bancos podem ser até 200% maiores do que se fizer isso utilizando um bom intermediador de pagamentos.

Normalmente os bancos cobram a taxa de manutenção da sua carteira de cobrança, emissão do boleto, cancelamento e manutenção de títulos e também a liquidação. As plataformas intermediadoras de pagamento, como o Padmoney você paga somente pela liquidação do boleto, não existe taxa da cadastro ou mensalidades, ou seja, você só paga se o seu cliente pagar o boleto e ainda assim uma tarifa menor do que as praticadas pelas instituições financeiras.

Utilizar um intermediador de pagamento traz outras vantagens. Além da sua economia com as tarifas, ele te proporciona toda uma gestão de suas cobranças, otimizando os processos e te dando mais tempo para se dedicar a outros setores de sua empresa.

Veja 5 sinais de que você precisa de uma plataforma de pagamento.

Para gerar seus boletos de forma descomplicada, aconselho que use um sistema para emissão e gestão de suas cobranças. O Padmoney é o seu um parceiro ideal, independente do tipo ou tamanho do seu negócio.

Para utilizar o sistema, basta você se cadastrar gratuitamente no Padmoney e ter à sua disposição todos os recursos que ele oferece e assim otimizar a gestão no seu processo de cobrança. Vou te mostrar algumas funcionalidades do sistema que certamente contribuirá para essa otimização da qual estou falando.

Automatização no envio da cobrança

Gerando seus boletos com o Padmoney, você automatiza o processo de envio para seus clientes através de e-mail ou SMS. Basta configurar o sistema para que faça os envios de forma automática, evitando assim que você tenha que fazer este envio de forma manual.

Envio e-mails ou SMS com lembretes de vencimento

Você pode também configurar o sistema para fazer envios de lembretes aos seus clientes, antes e depois do vencimento dos boleto, contribuindo assim para a diminuição da inadimplência no seu negócio.

Cobrança recorrente

Com esta ferramenta é possível agendar o envio dos boletos para seus clientes com a periodicidade que desejar, seja mensal, trimestral, semestral ou anual.

Estes boletos são gerados com os mesmos dados, como dia de vencimento e valor. Muitas pessoas preferem os carnês de pagamento ao invés do boleto recorrente, só que uma das vantagens da recorrência é que os seus clientes recebem a cobrança de cada parcela alguns dias antes do vencimento e com isso o pagamento não cai no esquecimento, sem contar na confusão que alguns fazem quando realizam o pagamento antecipado de parcelas por engano.

Boleto em Lote

O Padmoney oferece também a geração de boletos em lote. Se você precisa cobrar vários clientes que tenham em comum o valor e data de vencimento dos boletos, você precisará apenas informar estes dados e selecionar para quais clientes deverão ser geradas as cobranças. Após informar este dados, o sistema faz o envio para eles de forma automatizada.

Carnê de pagamento

Menos usual que o boleto bancário, o carnê de pagamento ainda é muito útil em determinados tipos de negócios. Ele é um título que comprova a prestação de um serviço contínuo ou a venda de algum produto que deve ser pago em parcelas.

Portal do Cliente

Com o exclusivo Portal do Cliente do Padmoney, você pode possibilitar o fácil acesso ao seu cliente de todas as cobranças geradas para ele. No portal é possível verificar boletos em aberto e até mesmo o que já foram quitados, fornecendo assim um ambiente seguro para total gestão das cobranças.

Leia também: 3 dicas para o gerenciamento de riscos em pagamentos digitais

Automatizar o seu processo de cobranças te proporciona muitos benefícios, como facilitar o recebimento de seus clientes, trazendo um maior controle de suas contas a receber e ainda contribui para uma melhor gestão financeira do seu negócio.

Cobrar seus clientes utilizando boleto bancário, é mais simples do que parece.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Boleto Bancário

Como economizar com boletos bancários

Post Gestão e Negócios

Régua de cobrança: como usar para diminuir a inadimplência

Post Administração Financeira

5 dicas para diminuir a inadimplência no seu negócio

Post Boleto Bancário

Pessoa física pode emitir boleto bancário?

Deixe seu comentário