Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Como fazer um controle de inadimplência eficiente dos seus pedidos

Seja você um pequeno ou grande empresário, é essencial que o seu negócio tenha um controle de inadimplência bem feito, uma vez que o descontrole pode custar a sobrevivência da sua empresa.

Para alguns empreendedores, fazer o controle de inadimplência pode parecer um “bicho de sete cabeças”, já que nem todos gostam ou tenham afinidade em lidar com planilhas, relatórios e também efetuar cobranças. 

Este problema, da inadimplência, também tem crescido no comércio eletrônico, uma vez que muitas pessoas, ao efetuarem suas compras, optam pelo pagamento através de boleto bancário e acabam não realizando o mesmo, o que de certa forma, atrapalha o andamento das vendas nas lojas virtuais, uma vez que o produto já foi separado no estoque para que não seja vendido até alguns dias após o vencimento do boleto.

Mas a boa notícia é que você pode tomar algumas providências para combater esta inadimplência e melhorar a taxa de conversão em seu comércio eletrônico quando a forma de pagamento escolhida for o boleto bancário.

Mostre as informações de forma clara

O boleto bancário no e-commerce é a segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil, mas ele também é um dos grandes responsáveis pela inadimplência no comércio eletrônico, pois em muitos casos o cliente escolhe o produto, opta por pagar no boleto e finaliza a compra, contudo acaba não fazendo o pagamento e o pedido acaba sendo cancelado.

Isso porque muitos usuários, após a finalizar sua compra, acabam não fazendo a impressão do boleto e em alguns casos é por não conseguir encontrar o botão de impressão.

Por isso, tenha um “checkout clean”, com as informações bem visíveis para o cliente, até mesmo porque as pessoas que estarão comprando em sua loja, nem sempre estão familiarizadas com o ambiente virtual, por isso é muito importante que todas as informações estejam da forma mais clara possível.

Ofereça descontos no pagamento

O boleto viabiliza o oferecimento de descontos nos pagamentos, por ser tratar de uma compra à vista e sua tarifa ser menor do que as praticadas pelas operadoras de cartão de crédito.

Ao oferecer um desconto, a probabilidade de o cliente fechar a compra aumenta exponencialmente, pois o comprador é induzido ao valor com desconto aplicado.

Embora o desconto, muitas vezes não seja muito expressivo, mas pelo simples fato de recebe-lo, já conta bastante para o cliente.

Leia também: Como economizar com boletos bancários

Envie e-mail com desconto

Uma outra boa maneira de aumentar a conversão e ter controle de inadimplência do seu negócio é você enviar e-mails com desconto para os clientes que finalizaram a compra, mas ainda não pagaram o boleto.

Este e-mail pode ser enviado alguns dias após o vencimento, com a finalidade de “seduzir” o seu cliente para que ele possa de fato finalizar a compra antes iniciada.

Estes descontos não devem ser oferecidos sempre e em qualquer produto, até mesmo para evitar que caia em um ciclo vicioso onde seu cliente sempre deixe para pagar após o vencimento, com a intenção de receber um desconto.

Veja em quais situações esta oportunidade melhor se aplica e em quais produtos você poderá embutir um desconto maior.

Transmita segurança

O boleto bancário é uma excelente opção para pessoas que não possuem cartão de crédito ou até mesmo as que possuem. Por mais que os sistemas de segurança das lojas virtuais venham aumentando a cada dia, ainda há o medo de fraudes envolvendo as compras online.

Diante deste cenário, para muitas pessoas, o boleto é a forma de pagamento mais segura na internet e sem contar que é ótimo também para o lojista que recebe suas vendas à vista.

Tenha um ambiente transparente e seguro. Busque integrar o seu sistema de recebimentos junto ao seu site e evite que o seu cliente seja redirecionado para ambientes externos para finalizar as compras. Isso causa desconfiança e ajuda no aumento da inadimplência.

Veja 3 dicas para o gerenciamento de riscos em pagamentos digitais

Automatize seu processo de cobrança

Ter um processo de cobrança automatizada é fundamental para o controle de inadimplência de qualquer negócio, seja físico ou virtual e utilizar um sistema intermediador é uma excelente opção, uma vez que este sistema te proporciona muitas vantagens, como:

  • Redução de custos com tarifas;
  • Preserva sua relação com seu cliente, oferendo a ele uma boa experiência de compra;
  • Acaba com a burocracia diária;
  • Te dá maior controle do seu negócio com relatórios gerenciais;
  • Ajuda no combate a inadimplência, etc.

Por isso te convido a conhecer o Padmoney, que é o seu parceiro ideal para recebimentos online utilizando boleto bancário. Não importa o tamanho ou o tipo de seu negócio, o Padmoney é a solução perfeita para você. Fale com nosso consultor.

 

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Gestão e Negócios

Análise SWOT ou FOFA

Post Gestão e Negócios

Google Lens: saiba como você pode aumentar suas vendas

Post Financeiro

7 dicas para se ter uma boa educação financeira

Post Segurança

Como proteger seus clientes e sua empresa da fraude de identidade

Deixe seu comentário