Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

5 modelos de negócios perfeitos para o uso da cobrança recorrente

Utilizar a cobrança recorrente em seu negócio te dá uma vantagem em relação aos recebimentos convencionais que é a previsibilidade de receita de forma mais assertiva.

Saber exatamente quando estará recebendo as suas receitas é primordial no momento de fazer o seu planejamento financeiro, uma vez que essa informação te ajuda bastante no momento de tomada de decisões, seja para novos investimentos ou até mesmo redução de custos.

Ainda há dúvidas entre empreendedores e consumidores quanto ao uso da cobrança recorrente, no sentido dela poder ser usada somente por empresas digitais. Isso porque grandes empresas como Netflix e Spotify usam este tipo de cobrança e são grandes cases de sucesso na recorrência.

Caso você ainda não saiba o que é cobrança recorrente, basta clicar aqui para saber mais sobre a modalidade de pagamento que mais cresce no mercado.

Neste artigo eu quero te mostrar sobre 5 modelos de negócios que são perfeitos para o uso da cobrança recorrente dos seus clientes. Veja se algum deles se encaixa na sua empresa.

1 – Sistemas SaaS

SaaS, ou “Software as a Service” são softwares baseados na web e tem a finalidade de facilitar o trabalho dos seus usuários por meio da automatização.

Uma das principais características destes modelos de software é o fato do cliente não ter mais a necessidade de instalar programas em seus computadores ou até mesmo comprar uma licença, mas sim utilizar um serviço em nuvem e pagando mensalidades.

Um exemplo que sistema SaaS que podemos citar, são softwares como os de CRM, que usam esta tecnologia para disponibilizar o seu produto para o consumidor.

 

2 – Escolas

Este segmento pode utilizar a recorrência tanto para escolas de ensino presencial quanto à distância.

Muitas escolas ainda utilizam o boleto convencional para receber dos seus alunos ou até mesmo carnê de pagamentos, até mesmo por não ter um conhecimento de como funciona a cobrança recorrente.

 

3 –  Clubes de assinatura

Os clubes de assinatura têm crescido muito no Brasil, tanto que este segmento faturou R$ 1 bilhão em 2018. Um bom case de sucesso deste modelo de negócio é a Wine, empresa de assinatura de bebidas.

Uma das coisas mais importantes destes clubes é a sua logística, uma vez que embora as assinaturas e pagamentos sejam feitas através da internet, a entrega do produto é realizada de forma física, portanto é preciso estar atento à logística de sua empresa.

Veja também: 4 motivos para você utilizar o pagamento recorrente.

 

4 – Fitness

A cada dia as pessoas têm buscado por uma vida mais saudável e investir em um negócio voltando para a vida fitness não é um mau negócio.

Muitas empresas que estão nesta modalidade tem apostado na cobrança recorrente como forma de recebimento de suas mensalidades. Contudo ainda há academias que recebem de seus alunos somente através do dinheiro em espécie e isso acontece tanto em cidades pequenas, quanto em grandes centros.

Utilizar a cobrança recorrente pode ajudar na diminuição da inadimplência no seu negócio.

Veja 5 dicas para diminuir a inadimplência no seu negócio

 

5 – Serviços Profissionais

Quando falo em serviços profissionais, estou incluindo nesta modalidade empresas de contabilidade, advocacia, agências de publicidade, agências de turismo, dentre tantos outros serviços que podem utilizar a cobrança recorrente como forma de recebimento dos seus clientes.

A cobrança recorrente traz para seus clientes alguns benefícios, como o envio da cobrança alguns dias antes do vencimento, evitando assim que o seu cliente pague em atraso ou até mesmo que efetue o pagamento de forma equivocada, o que acontece com frequência com os carnês de pagamento.

 

Mas como utilizar a cobrança recorrente?

Você pode utilizar o Padmoney como seu sistema de gestão de pagamentos e além da cobrança recorrente, o Padmoney oferece um portal exclusivo para o seu cliente acessar e ter todo o seu histórico de pagamentos. Possui também envio de lembretes de vencimento por e-mail ou SMS, podendo ser programados para que o seu cliente não perca a data do vencimento ou até mesmo como cobrança para o caso de boletos em atraso.

Além disso, no Padmoney você só é tarifado na liquidação do boleto, não havendo assim tarifas de emissão, cancelamento ou baixa de título vencido. É importante que saiba que também não há cobrança de mensalidades pelo serviço da recorrência.

Se ainda possui dúvida se o seu negócio se encaixa nesta modalidade, deixe sua pergunta nos comentários. Caso queira saber mais sobre o Padmoney, fale com um de nossos consultores.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Gestão e Negócios

5 dicas para reduzir a inadimplência em seu escritório de contabilidade

Post Administração Financeira

Juros e multa no cartão: qual o limite de cobrança?

Post Gestão e Negócios

Como superar a crise financeira nos negócios?

Post Gestão e Negócios

Fraudes no cartão de crédito: como evitar

Deixe seu comentário