Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

A importância da definição da Visão e Missão

É muito importante estabelecer uma clara definição a respeito da Missão e da Visão da sua empresa, organização social ou religiosa. A princípio pode parecer um tanto quanto abstrata esta necessidade, porém, tais definições são fundamentais para se determinar as diretrizes, metas, planos e também para estabelecer um planejamento estratégico das atividades.

Definir sua Missão é determinar qual é a razão de sua existência. A pergunta chave que deve ser respondida neste ponto é: Para que existo? Por que estou no mercado, qual é a minha função num mundo global?

Quando não sabemos de forma clara qual o sentido da existência da nossa entidade, ficamos inseguros quanto ao que estamos fazendo. Ficamos sem um propósito de existência, logo tudo fica mais difícil, e a tendência é desanimar pela ausência de propósito de conquista.

Na área empresarial uma Missão comum a todas as empresas mercantis é a obtenção de lucros que remunerem satisfatoriamente seus investidores. Todavia, existem outros fatores que movem as pessoas a abrirem empresas e oferecer seus produtos ao mercado que vão muito além da área financeira. Estamos falando de propósitos como ser o número um do setor no Brasil; melhorar a qualidade de vida das pessoas; ser referência mundial naquele seguimento específico; oferecer produtos de qualidade para tornar a vida dos consumidores mais saudável, etc.

Definir a Visão é a explicação do que se idealiza para a organização num espaço de tempo. Quando criamos um planejamento estratégico, por exemplo, é porque estamos querendo chegar em algum lugar, movido por uma missão e direcionado por uma visão.

O grande diferencial das empresas que conseguem atingir o sucesso empresarial é a visão de futuro que alguém teve num determinado momento no passado. Esse alguém geralmente é o líder da organização e não a massa. Todavia, o líder deve definir a sua visão de futuro e compartilhar com toda a equipe para que todos saibam onde a empresa pretende chegar.

Visão sem Ação = Sonho Ação sem Visão = Passa tempo

Wendell Amaral

Analista de TI. Há 15 anos explicando o que faço para parentes e amigos. Sem sucesso. Apaixonado por tecnologia, infra, redes, não mais do que por minha família e meu Deus. Nas horas vagas filmes, séries e pizza não podem faltar.

Posts que você pode gostar

Post Boleto Bancário

Você sabe por que não existe mais boleto sem registro?

Post Boleto Bancário

Você sabe como escolher um emissor de boletos?

Post Financeiro

Conheça a Lei do Cadastro Positivo

Post Boleto Bancário

Descubra como gerar boleto e otimizar seu processo de cobrança

Deixe seu comentário