Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

MEI pode emitir boleto para receber seus pagamentos?

Muitos Microempreendedores Individuais (MEI) tem uma dúvida relacionada a emissão de boletos, se podem ou não emitir. A resposta é sim, MEI pode emitir boleto para receber de seus clientes.

O processo para que um MEI possa emitir boletos é simples. Basta ter uma conta corrente aberta com seu CPNJ e depois contratar junto ao banco a carteira para emissão de boletos, o que normalmente gera um custo diferenciado em sua manutenção de conta, já que estará utilizando um serviço adicional. Feita essa contratação, estará habilitado para cobrar seus clientes através de boleto bancário.

Contudo é preciso ter cautela quando se escolhe gerar seus boletos pelos bancos, porque isso pode gerar um alto custo, levando em conta o volume que estará gerando mensalmente, pois o banco cobrará tarifas de:

– Emissão

– Liquidação

– Cancelamento

– Manutenção de títulos vencidos

Mas é possível emitir boletos sem vínculo com o banco?

Sim, é possível e para isso existem os Intermediadores de Pagamento, como o Padmoney. Utilizar este tipo de serviço, além de contribuir para uma redução considerável no pagamento de tarifas, também poupa bastante tempo com tarefas que seriam necessárias executar caso utilize um sistema bancário, isso porque empresas intermediadoras de pagamento não possuem as mesmas características do que um banco.

Na grande maioria não existe tarifa para missão ou manutenção de títulos vencidos e o Padmoney ainda se diferencia de muitas, por não ter nem a tarifa de cancelamento e sim somente a de liquidação do boleto.

O boleto é uma das formas de cobrança mais utilizadas no Brasil e isso se dá por sua praticidade e baixo custo. E embora seja umas das formas mais seguras do mercado, o mesmo tem atraído também a atenção de fraudadores, como as demais formas de pagamento existentes no mercado.

Leia: Como se prevenir contra a fraude do boleto bancário

Mas se optar por um intermediador de pagamento, como receberei o dinheiro em minha conta?

Ao fazer a opção por utilizar um intermediador de pagamento, como o Padmoney, o processo para emitir seus boletos, receber dos seus clientes e ter o dinheiro em mãos é muito simples e muito rápido.

Primeiro é preciso que você saiba que com o Padmoney você só paga quando o seu boleto liquidado, ou seja, somente quando o seu cliente pagar o boleto. Você não terá taxas de cadastro ou nenhum tipo de mensalidade junto ao sistema, muito menos taxas de cancelamento ou manutenção de conta.

O funcionamento do Padmoney é muito simples.

– Você acessará o site (www.padmoney.com) para poder fazer seu cadastro;

– Em seguida você receberá um e-mail solicitando que faça o envio de sua documentação para validação do seu cadastro. Isso se faz necessário para evitar que terceiros se passem por você ou qualquer outro tipo de fraude.

– Após a validação você estará totalmente apto para gerar boletos para seus clientes.

– Quando o seu cliente efetuar o pagamento de um boleto, o dinheiro ficará disponível em sua conta virtual no Padmoney, onde você poderá acessar e solicitar a transferência dos valores para a sua conta bancária.

Utilizando o boleto como forma de pagamento, você facilita o recebimento dos seus clientes e ainda tem um leque de serviços que possa ser utilizado de acordo com o seu negócio, como: boleto recorrente, carnê de pagamento, geração de boletos em lote, etc.

Agora que você já sabe que MEI pode emitir boleto, conheça mais do Padmoney. Fale com um de nossos consultores.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Boleto Bancário

DDA: O que é e como funciona?

Post Boleto Bancário

Entenda como funciona o pagamento recorrente via boleto

Post Gestão e Negócios

Você sabe o que é plano de negócio?

Post Administração Financeira

Juros e multa no cartão: qual o limite de cobrança?

Deixe seu comentário