Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

5 dicas de como fidelizar clientes

Uma das coisas que o seu cliente mais quer é se sentir importante. E para que ele se sinta assim, é preciso que você esteja presente, que o trate com a máxima atenção possível, uma vez que ele é o combustível da sua empresa e se quiser manter a saúde financeira do seu negócio, uma das coisas a se fazer é fidelizar clientes.

Separamos neste artigo 5 dicas de como fidelizar os seus clientes. Se a sua empresa está perdendo um dos seus bens mais preciosos, aconselho fortemente que leia este artigo.

 

1 – Conheça o seu cliente

Uma das coisas que o seu cliente mais quer é ser conhecido e reconhecido por você. Parece óbvio, mas muitos empreendedores negligenciam isso. Se você conhecer a fundo o seu cliente, você saberá exatamente o que ele precisa e quando ele precisa.

Essa é uma das melhores formas de fidelizar os seus clientes, uma vez você o conhecerá e assim irá superar suas expectativas. Veja qual o histórico de compras dele e faça ofertas que sejam relevantes para o seu cliente.

 

2 – Tenha um bom pós-venda

Oferecer ao seu cliente uma boa experiência de compra é fundamental para o bom andamento do seu negócio. Mas tão importante quanto isso é você ter um pós-venda ainda melhor.

Como fazer isso? Entre em contato com o seu cliente, veja como está o grau de satisfação dele com o seu produto ou serviço, veja se ele precisa de algo mais, pergunte a ele como foi sua experiência de compra, se houve algum problema, mostre que ele é importante e que você estará sempre à disposição para eventuais dúvidas ou problemas.

 

3 – Seja prestativo nos atendimento

Ser prestativo no atendimento ao cliente é algo que muitas empresas negligenciam.

Normalmente os setores mais acionados em uma empresa são o suporte técnico e o financeiro. Quando o seu cliente entra em contato, ele precisa ter o melhor atendimento possível e ter o seu problema resolvido.

As empresas estão investindo em atendimentos robotizados e não há nada de errado nisso, uma vez que diminui a incidência de suporte, por exemplo, porque a empresa acaba criando uma grande biblioteca de soluções para os problemas mais corriqueiros.

O problema está em quando o cliente necessita de um atendimento humanizado e então recebe um atendimento frio, com uma pessoa não disposta a entender o que está acontecendo e fornecendo apenas respostas protocolares, sem falar no tempo de espera.

Por este motivo é importante que você capacite a sua equipe de suporte, em todos os setores da sua empresa e assim você irá dar o melhor atendimento ao seu cliente.

 

4 – Faça pesquisas de satisfação

Fazer pesquisa de satisfação com o seu cliente faz com que você realmente ouça o que ele tem a dizer sobre sua empresa e o produto que você oferece.

Fique atento à opinião do seu cliente. Pergunte sobre o seu produto, o atendimento que sua empresa tem prestado nos canais de suporte, peça a ele que envie uma sugestão de melhoria ou que relate sua insatisfação, caso haja. Pergunta também em uma escala de 0 a 10, qual seria a probabilidade dele indicar sua empresa para outra pessoa.

É importante que esta pesquisa seja realizada com uma certa periodicidade para que assim você saiba exatamente como o seu cliente tem visto a sua empresa.

 

5 – Monitore

Aplicar as dicas é importante, mas é bom que você também monitore tudo, pois assim você saberá se tem algo que precisa melhorar no seu processo de retenção do cliente.

Como falei acima, esteja sempre atento ao que seu cliente está dizendo e verifique constantemente como está a sua base de clientes, se estão consumindo seu produto ou serviço.

Somente assim você fidelizará o seu cliente e manterá a saúde financeira do seu negócio.

Ainda tem dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Gestão e Negócios

Régua de cobrança: como usar para diminuir a inadimplência

Post Administração Financeira

Os segredos para fazer um controle de caixa eficiente

Post Financeiro

Como vender plano de assinatura online

Post Gestão e Negócios

5 dicas de como fidelizar clientes

Deixe seu comentário