Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Os segredos para fazer um controle de caixa eficiente

Ter um controle de caixa eficiente é a base para que qualquer negócio tenha uma boa saúde financeira. Com este controle você tem conhecimento do andamento de toda a movimentação das finanças de sua empresa, o que te dá uma visão macro do seu negócio e auxilia nas tomadas de decisões.

Contudo, ainda há muitos empreendedores que negligenciam o controle de caixa e assim acabam pondo em risco a continuidade do seu negócio. No Brasil, aproximadamente 25% das empresas fecham as portas nos seus primeiros anos de vida e na maioria dos casos isso se dá pela falta de planejamento financeiro, o que está diretamente ligado a um controle de caixa eficiente.

Veja por que tantas empresas fecham no Brasil.

Neste artigo, vou te contar alguns segredos para fazer um controle de caixa eficiente e assim garantir a longevidade da sua empresa.

 

Registre todas as entradas e saídas

É praticamente impossível ter um controle de caixa eficiente se você não registra tudo o que entra e sai da sua empresa. Muitos empreendedores tem o costume de desprezar pequenas despesas, aquelas que teoricamente não afetam a saúde financeira do negócio.

Contudo, quando é feita a análise mais profunda, você verá que gastou muito mais do que havia previsto, uma vez que as despesas consideradas pequenas não foram registradas, somando assim um valor considerável que você não teve ou não quis ter controle. Quando olhar para o fluxo de caixa e fazer a projeção dos seus resultados, você terá e não uma melhor visão de como isso influencia e assim causa um maior descontrole financeiro, por isso é importante registrar todas as suas receitas e despesas, independentes dos seus valores.

Veja aqui quais são os principais fatores que afetam o fluxo de caixa.

Não misture contas pessoais com as da empresa

Manter separadas suas contas pessoais das contas da empresa, é básico para ter um bom controle de caixa. Você precisa ser rígido com o seu controle financeiro. Não faça retiradas do seu caixa para pagamento de contas pessoas, não misture as coisas. Caso faça isso até mesmo em momentos muito emergenciais, abrirá precedentes para outras retiradas e com isso criar um ciclo vicioso onde irá impactar diretamente no seu negócio, gerando um descontrole financeiro e comprometendo a continuidade de sua empresa.

Não subestime pequenos gastos

É muito comum as pessoas não registrarem os pequenos gastos, mas isso é um erro. É preciso ser realista com os números, com todos eles, assim você terá sucesso no seu seu negócio. 

Muitas vezes os empreendedores pensam que essas despesas pequenas não tem a necessidade de registro, mas ao fechamento mensal, estes gastos podem se tornar significativos.

Controle o seu caixa diariamente

Separe alguns minutos ao fim do dia e faça o seu controle de caixa para que assim não tenha surpresas desagradáveis, como por exemplo registros que não estão de acordo com os lançamentos ou até mesmo com a falta de dinheiro.

Quando não se faz um controle diário, a probabilidade de ter informações erradas é muito grande e com isso haverá um grande retrabalho para colocar tudo em ordem, identificando e retificando as suas movimentações.

Tenha disciplina e faça o controle de caixa diariamente, desta forma você terá maior precisão no seu fluxo de caixa, não será pego desprevenido e ainda poderá fazer projeções mais realistas.

Utilize um sistema de gestão

Ter um sistema de gestão de recebimentos traz muitos benefícios para sua empresa e o principal deles é ter o total controle sobre suas receitas, o que te possibilita ser mais eficiente no seu controle de caixa.

Embora alguns empreendedores ainda relutam, automatizar o seu processo de cobrança é essencial para a gestão financeira do seu negócio e utilizar um sistema intermediador de pagamento, além de praticidade e segurança, te traz economia, uma vez que intermediadores possuem tarifas bem menores do que as praticadas pelos bancos.

Veja 5 sinais de que você precisa de uma plataforma de pagamento.

Utilize a tecnologia a seu favor, busque ter o controle sobre as finanças da sua empresa e evite o colapso no seu negócio.

Ter um sistema de gestão de pagamentos traz muitos benefícios ao seu negócio e um deles é o fato de ter total controle dos seus recebimentos. 

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Boleto Bancário

É possível comprar e parcelar no boleto?

Post Administração Financeira

5 dicas para escolher uma empresa de cobrança para o seu negócio

Post Boleto Bancário

Como economizar com boletos bancários

Post Gestão e Negócios

Como superar a crise financeira nos negócios?

Deixe seu comentário