Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Como pagar um boleto em atraso?

Muitos empreendedores oferecem o boleto bancário como método de pagamento em seus negócios. Certamente alguns já passaram ou ainda passam pelo problema de atraso no recebimento do boleto. Isso acaba sendo muito comum, porque devido a correria do dia a dia em que muitos se encontram, o seu cliente acaba “esquecendo” de efetuar o pagamento e acaba ficando com o boleto em atraso.

Até bem pouco tempo atrás, pagar um boleto em atraso gerava uma grande dor de cabeça, já que era preciso ir até o banco emissor para que fossem calculados os juros e multa do título vencido. Ou então o cliente entrava em contato com a empresa para que fosse gerada uma segunda via com data e valor atualizado para que ele pudesse pagar o boleto em qualquer agência.

Veja 5 dicas para diminuir a inadimplência no seu negócio.

Mas acontece que hoje a realidade é bem diferente. A Nova Plataforma de Cobrança, elaborada pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com os bancos mudou essa dinâmica. Desde que entrou em vigor, em novembro de 2018, o boleto em atraso pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou internet banking.

 

A Nova Plataforma de Cobrança deixou o processo mais seguro

O boleto bancário não sofria nenhuma atualização desde a sua criação. Ele é a segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil e este status atraia a atenção dos fraudadores. Antes da implementação da Nova Plataforma de Cobrança, era muito simples fraudar um boleto. Os criminosos normalmente alteravam o código de barras do título e quando o cliente pagava, o dinheiro iria para a conta do fraudador.

Segundo dados da FEBRABAN, somente em 2017, o Brasil acumulou R$ 383 milhões em prejuízos com fraudes no boleto.

 

Por que evitar o pagamento do boleto em atraso?

Manter suas contas em dia faz muito bem para sua saúde mental e também ao seu bolso. Ao pagar um boleto em atraso, normalmente estará desperdiçando um bom dinheiro com o pagamento de multa de juros.

Segundo especialistas, grande parte dos brasileiros não possuem boa saúde financeira devido à sua desorganização financeira.

Um outro bom motivo para manter suas contas em dia, está diretamente ligado ao seu score de crédito junto ao Serasa. O maior influenciador para que tenha um score de crédito alto é justamente o fato de você pagar suas contas em dia.

Mas você pode estar se perguntando: por que eu preciso tanto de um bom score de crédito?

Este score é um dos principais indicadores para que você possa adquirir cartão de crédito, financiamentos, limite de crédito em instituições financeiras e diversos outros benefícios.

Portanto, evite pagar suas contas em atraso para que tenha uma boa saúde financeira e também tenha acesso ao crédito quando precisar.

 

Mas como pagar um boleto em atraso?

Como falei acima, a Nova Plataforma de Cobrança permite que você possa pagar o seu título vencido em qualquer banco ou correspondente bancário.

Hoje não é mais preciso que você vá ao banco emissor do boleto e nem precise solicitar uma segunda via para a empresa detentora da dívida.

Leia também: Entenda porque não existe mais a segunda via do boleto

Para que possa entender melhor, essa facilidade do pagamento do boleto em atraso em qualquer banco, é possível porque todos os boletos são registrados. Isso significa que ao emitir uma cobrança, o boleto automaticamente é registrado na plataforma da FEBRABAN e todos os bancos conseguem acessar essas informações, bem como a taxa de juros e o valor da multa aplicada a cada título.

Então, para pagar um boleto em atraso, basta ir ao seu banco, correspondente ou até mesmo internet banking, fazer a leitura do código de barras e automaticamente serão calculados os valores de multa e juros, se for o caso.

Leita também: Existem limites de multas e juros para cobrar no boleto bancário?

Mas não é porque o pagamento do boleto em atraso está mais fácil, que você possa atrasar a quitação do título. Busque sempre manter suas contas em dia. Contudo, caso você se esqueça de pagar, agora já sabe como proceder para efetuar o pagamento sem maiores dores de cabeça.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Boleto Bancário

Entenda porque não existe mais a segunda via do boleto

Post Boleto Bancário

Por que não preciso mais atualizar boleto?

Post Gestão e Negócios

Análise SWOT ou FOFA

Post Financeiro

5 dicas de organização financeira para pequenos empresários

Deixe seu comentário