Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Pagamento online: conheça as vantagens e desvantagens dessa modalidade

Ter um sistema de pagamento online eficiente, é uma dos motivos que contribuem para o crescimento de vendas em uma loja virtual.

O comércio eletrônico tem crescido muito no Brasil e naturalmente o volume de transações financeiras eletrônicas também sofre um aumento considerável. Isso, de certa forma, gera uma expectativa nas empresas que fornecem o serviço de pagamento online, que é o de aumentar a sua carteira de clientes.

Só que além dessa expectativa, tem também o desafio de trazer ao mercado novas modalidades de recebimento, uma maior velocidade na confirmação do pagamento, o que acabará gerando uma melhor experiência de compra do consumidor.

No Brasil, hoje, há uma grande variedade de empresas que trabalham com o fornecimento de plataformas para pagamento online, sejam elas as intermediadoras ou facilitadoras de pagamento, os gateways e também as próprias empresas operadoras de cartão de crédito.

Leia também: Pagamento instantâneo: você já conhece o PIX?

Neste artigo, vou te mostrar quais as vantagens e desvantagens de trabalhar com cada uma dessas empresas. Boa leitura.

 

Intermediadores de pagamento

Vamos iniciar pelas intermediadoras de pagamento.

Essas empresas trazem uma solução mais completa para o seu negócio, pois além de oferecem formas de pagamento mais completas, como: cartão de crédito e débito, boleto bancário, transferências, elas também oferecem todo um sistema de gestão, além de ter um sistema antifraude e checkout inteligente.

Além de ser mais completa, normalmente essas empresas praticam valores menores do que os bancos, por exemplo.

Já tive clientes que migraram suas carteiras de recebimento do banco para o Padmoney, justamente pela tarifa menor que nós cobramos, além de todos os demais benefícios que oferecemos no sistema.

Mas quais as vantagens e desvantagens de um sistema intermediador?

  • Vantagens: praticam valores menores, como mencionei acima; não retém o dinheiro do cliente; se uma venda foi parcelada, o cliente recebe o valor total em uma única vez; pode ser usado tanto por pessoa física quanto jurídica; oferece maior variedade de bandeiras de cartão, além de boleto bancário e outras formas de pagamento; o dinheiro fica disponível na conta virtual para transferência entre contas do próprio sistema; tem uma gestão financeira e funcionalidades para aplicação de uma régua de cobrança, o que impacta diretamente na redução da inadimplência.
  • Desvantagens: alguns intermediadores obrigam o cliente a terminarem o seu processo de compra fora do ambiente da loja, o que de certa forma influencia e muito em abandonos de carrinho; alguns também demoram muito para aprovarem o pagamento;

Leia também: Régua de cobrança: como usar para diminuir a inadimplência

Por se tratar de um sistema mais completo e com APIs de integração cada vez mais simples, as empresas intermediadoras tem ganhado muito espaço junto às lojas virtuais.

 

Gateways

Os gateways de pagamento são interfaces que viabilizam a comunicação entre a loja virtual e os bancos. Ele não entrega um checkout pronto, como muitos intermediadores, apenas dá a liberdade ao cliente de desenvolver um checkout da forma que achar ser mais eficiente.

  • Vantagens: dá ao lojista a liberdade de oferecer o parcelamento de acordo com a sua estratégia de vendas; muitos gateways tem PCI Compliance, que permite armazenar dados do cartão e com isso oferecer facilidades como: compre com um clique ou cobrança recorrente, o que também é possível em muitos intermediadores de pagamento.
  • Desvantagens: costumam não ter um bom painel de controle para o usuário; o processo de homologação costuma ser burocrático e demorado; cobrança de preço fixo por transação.

 

Operadoras de cartão

Elas são especializadas em operações com cartão de crédito, oferecendo tanto um checkout próprio, quanto transparente. Costumam ter taxas semelhantes às praticadas pelos intermediadores de pagamento, quando o assunto é cartão de crédito ou débito. Algumas até fazem operações com boleto bancário, mas não é a sua especialidade.

  • Vantagens: as tarifas do cartão costumam ser melhores.
  • Desvatagens: processo de cadastro e liberação são lentos e demorados; em caso de fraudes, elas não se responsabilizam.

Agora que você sabe quais as vantagens e desvantagens das empresas de pagamento online, fica mais fácil para escolher com quem quer trabalhar, ou seja, qual empresa irá cuidar da sua gestão de pagamentos.

Para isso, conheça o Padmoney. Independente do tamanho ou tipo do seu negócio, nós temos a solução.

 

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Gestão e Negócios

6 coisas que um sistema de cobrança automatizada pode fazer por você

Post Segurança

18 Dicas de segurança para transações bancárias online

Post Boleto Bancário

Taxa de boleto: a empresa pode cobrar do cliente?

Post Gestão e Negócios

5 dicas para reduzir a inadimplência em seu escritório de contabilidade

Deixe seu comentário