Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Análise SWOT ou FOFA

A Análise SWOT, em português Análise FOFA, é um método que estabelece as Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças), possibilitando fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos.

Essa análise permite uma empresa entender o ambiente no qual está inserida e a realização de um diagnóstico completo sobre seu negócio. O resultado é a redução de riscos na tomada de decisões.

O seu princípio básico é identificar elementos internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças), analisá-los e preparar as ações estratégicas.

Ambiente interno e ambiente externo

Ambiente interno é onde estão as forças e fraquezas da empresa. Ações internas na gestão do negócio podem eliminar um ponto fraco ou melhorar um ponto forte, parcerias, qualidade dos produtos, equipamentos, tecnologia, recursos humanos e financeiros.

Já o ambiente externo refere-se às oportunidades e ameaças, sendo fatores não controláveis por ações da empresa, como juros, crises econômicas, desastres naturais, legislação, etc.

Forças (Strengths)

Forças são as vantagens internas da empresa em relação aos seus concorrentes.

Exemplo de forças pode ser: competências ou know-how; ativos físicos; ativos humanos, ativos organizacionais, ativos intangíveis, capacidades competitivas, atributos específicos, alianças e parecerias corporativas, etc…

Fraquezas (Weknesses)

Fraquezas são as desvantagens internas em relação à concorrência.

São diversas as fontes para fraquezas, como por exemplo: falta ou deficiência de know-how e competências, inexistência de ativos físicos, organizacionais ou intangíveis, falta de capacidade nas áreas chaves de atuação, baixa qualidade nos produtos, mal atendimento ao cliente, desequilíbrio financeiro, etc…

Oportunidades (Opportinities)

Oportunidades são as forças externas que influenciam positivamente o seu negócio. Embora sejam fatores que fogem do controle, identificá-los é importante para que a empresa possa se preparar e aproveitar essas oportunidades.

Amaeças (Threats)

Ameaças são as fraquezas externas, ou seja, fatores negativos que podem comprometer a empresa.

Matriz SWOT

O método mais comum de reunir as informações para análise é através de uma tabela com duas linhas e duas colunas, a primeira linha terão os fatores internos (Forças e Fraquezas) e a segunda linha terão os fatores externos (Oportunidades e Ameaças).

swot 1 700x458 - Análise SWOT ou FOFA

 

Após a identificação de todos os fatores relevantes ao seu negócio, e o preenchimento da tabela, é necessário transformar a matriz em ações estratégicas. O objetivo deve ser maximizar os fatores positivos e eliminar ou minimizar os fatores negativos.

Dicas para sua análise

  • analise de forma individual cada fator detectado
  • evite longas listas
  • priorize os fatores por relevância para o negócio
  • seja sincero e realista – mascarar a realidade prejudicará a análise e por consequência o seu negócio

 

 

 

Breno Martinusso

Aprendendo a programar desde 2001, Breno Martinusso é um geek apaixonado por desenvolvimento de software e entusiasta open source. Fora da matrix, pai e marido tentando manter o espelho intacto. Gosta de ler, pensar e controverter.

Posts que você pode gostar

Post Administração Financeira

Juros e multa no cartão: qual o limite de cobrança?

Post Parceiros

Módulo WHMCS – Padmoney e Gofas Software

Post Gestão e Negócios

5 dicas para reduzir a inadimplência em seu escritório de contabilidade

Post Segurança

Black Friday: como se proteger das tentativas de fraude?

Deixe seu comentário