Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

É possível comprar e parcelar no boleto?

O pagamento parcelado é algo muito comum no Brasil. Muitos consumidores no momento de fazer suas compras, umas das primeiras coisas que analisam é qual será a forma de pagamento, em quantas vezes poderá dividir. Muitos querem comprar, mas em diversos casos ou não possuem cartão de crédito ou não tem limite disponível para compra, mas o valor das parcelas se encaixa em seu orçamento. Então vem a dúvida: é possível parcelar no boleto?

Antes de responder esta pergunta, vamos falar um pouco sobre o cenário das compras à prazo.

 

O parcelamento no Brasil

Não é novidade para ninguém que os brasileiros adoram parcelar suas compras. Segundo a Ebanx, em 2017 o e-commerce no Brasil movimentou mais de 14,4 bilhões de dólares e 60% dessas compras foram realizadas com cartão de crédito e destes, 54% parcelaram suas compras.

Muitas pessoas têm a impressão de que a cultura de parcelar suas compras surgiu com a “popularização” do cartão de crédito. Mas é aí que nos enganamos. A cultura de parcelar no Brasil surgiu na década de 50 com os famosos crediários. Como grande parte não tinham como pagar suas compras à vista e então os varejistas criaram este método, onde era possível se cadastrar na loja e pagavam aquelas parcelas mensalmente.

Diante de uma economia instável no período, essa foi uma das melhores formas encontradas pelos comerciantes para fazer com seus negócios alavancarem. Atualmente, muitas lojas, principalmentes as interioranas ainda oferecem o parcelamento à moda antiga.

 

Mas é possível parcelar no boleto?

Como falei anteriormente, algumas lojas ainda oferecem o parcelamento através do boleto ou carnê de pagamento. Esta forma de pagamento ainda é comum em cidades menores, mas existem também grandes varejistas que tem o carnê como forma de pagamento parcelado.

Leia também: Entenda a diferença entre boleto e carnê de pagamento

Para isso, é necessário que o consumidor passe por uma análise de crédito no momento da compra. Essa análise é necessária para que a loja possa ter uma garantia mínima de que irá receber os valores. Em muitos casos há também a necessidade de um avalista e em algumas situações o valor para compra é disponibilizado por uma financeira, que faz o pagamento ao lojista e o cliente fica ligado à financeira.

Então, respondendo à pergunta: sim, é possível parcelar no boleto ou no carnê do pagamento, contudo isso varia de loja para loja.

 

E como oferecer o boleto ou o carnê ao cliente?

Para isso você pode utilizar um sistema intermediador de pagamento como o Padmoney que oferece ambos os serviços com uma das menores tarifas do mercado.

Leia também: Taxa de emissão de boleto: quanto eu pago para gerar um boleto?

No caso de opção pelo carnê de pagamento, o Padmoney não cobra nenhum adicional pelo serviço. Para saber mais, fale com um de nossos consultores. Independente do tipo ou tamanho do seu negócio, nós temos a solução perfeita para gerenciar seus pagamentos.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Boleto Bancário

Entenda porque não existe mais a segunda via do boleto

Post Gestão e Negócios

Você sabe o que é plano de negócio?

Post Financeiro

Como vender plano de assinatura online

Post Administração Financeira

Juros e multa no cartão: qual o limite de cobrança?

Deixe seu comentário