Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

5 dicas para escolher uma empresa de cobrança para o seu negócio

Ter um departamento de cobrança interno, além de gerar um alto custo, muitas vezes não traz o resultado esperado. Por isso muitos empresários têm terceirizado este serviço com uma empresa de cobrança especializada no assunto.

“Faça o que você faz de melhor e terceirize o resto”. Essa frase foi dita por Peter Drucker, considerado por muitos, o pai da administração moderna. Ela nos faz refletir que não precisamos querer fazer tudo internamente em nossas empresas, que não há a necessidade de sermos especialistas em tudo.

Por mais que você goste de ter o controle de tudo o que acontece em sua empresa, o que é altamente recomendável, não necessariamente significa que você é quem precisa fazer todo o trabalho, mas sim estar a par de tudo o que está acontecendo.

Como já falei em postagens anteriores aqui no Blog, a inadimplência é um problema recorrente em muitas empresas no Brasil. Isso se dá por uma série de fatores, como crise econômica, desemprego, mas também por negligência, compradores compulsivos, etc.

Para ajudar a diminuir este problema, muitos têm recorrido a empresas especializadas em cobranças e neste artigo, vou te dar 5 dicas para escolher uma empresa de cobrança para o seu negócio.

Leia também: 5 dicas para diminuir a inadimplência no seu negócio

Se você chegou até aqui, é porque quer saber quais são os passos a dar antes de contratar essa empresa, então, boa leitura!

 

1 – Analise o know how da empresa

Para analisar o know how de uma empresa de cobrança, busque saber quanto tempo a empresa está no mercado, se ela é conhecida por sua experiência, pelo seu trabalho.

Veja também a sua carteira de clientes e se possível entre em contato para saber qual o resultado efetivo que essa empresa tem dado.

É preciso uma análise minuciosa, afinal de contas, ela estará lidando com o dinheiro da sua empresa.

 

2 – Veja qual é a reputação

A reputação da empresa é fundamental para você tomar a decisão de contratar ou não para cuidar das suas cobranças.

Pesquise sobre a empresa em sites como o Reclame Aqui ou Consumidor.Gov para saber se há reclamações e como a empresa resolve estes problemas, em quanto tempo e qual o grau de satisfação dos clientes.

Leia também: Régua de cobrança: como usar para diminuir a inadimplência

Lidar com cobranças exige muito profissionalismo e respeito com o consumidor. Por isso é muito importante que você saiba como a empresa de cobrança que estará contratando é vista no mercado.

 

3 – Analise as condições de pagamento

Normalmente quando uma pessoa atrasa um pagamento é porque entrou em alguma dificuldade financeira, mas muitos querem pagar suas dívidas e em muitos casos os setores de cobrança são irredutíveis no recebimento.

Por isso é importante ser flexível com os seus credores, pois isso certamente aumentará a probabilidade de recebimento dos valores em aberto.

Ao contratar uma empresa de cobrança, converse e alinhe todas as possibilidades de parcelamento e condições de pagamento, pois isso realmente pode ajudar a diminuir o seu índice de inadimplentes.

Leia também: Pagamento instantâneo: você já conhece o PIX?

 

4 – Peça uma prestação de contas

Quando se contrata uma empresa de prestação de serviços, é normal que haja reuniões para prestação de contas ou somente envio de relatórios para o mesmo objetivo.

Caso a empresa que contrate não faça essa prestação de contas, você pode estar exigindo da mesma que seja feito, afinal de contas é o seu dinheiro que está em jogo.

Então, peça relatórios com a periodicidade que combinarem em contrato e analise para saber se o resultado tem sido satisfatório para sua empresa ou se será necessário buscar outro parceiro.

 

5 – Não olhe somente para a tabela de preços

Há uma frase que diz que “o barato sai caro”.

Não que isso seja uma verdade absoluta, mas em muitos casos essa frase se faz valer.

Quando estiver contratando uma empresa de cobrança, foque apenas em sua tabela de preços. Se o valor dela estiver muito abaixo do que é praticado no mercado, desconfie, pois o serviço também pode estar abaixo dos concorrentes e a sua conversão não seja tão boa.

Ter ao seu lado uma empresa de cobrança qualificada, pode ser sinônimo de redução drástica no seu percentual de inadimplentes. Erros em cobrança podem resultar em reclamações e processos contra sua empresa, por isso todo cuidado é necessário no momento da contratação.

Dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Gestão e Negócios

Você sabe o que é plano de negócio?

Post Gestão e Negócios

Análise SWOT ou FOFA

Post Boleto Bancário

Vantagens que um intermediador de pagamentos oferece ao seu negócio

Post Boleto Bancário

Conheça o boleto recorrente

Deixe seu comentário