Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Black Friday: como se proteger das tentativas de fraude?

Consolidado no mercado brasileiro, a Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores, principalmente quando falamos de comércio eletrônico. Muitas pessoas aguardam ansiosamente por este dia para aproveitar as promoções ofertadas pelas lojas.

Mas da mesma forma que a Black Friday atrai clientes, ela também chama a atenção de criminosos virtuais e é preciso estar muito atento para não ser uma vítima de fraude. Estima-se que apenas 59% das ofertas são confiáveis.

Para que você tenha uma boa experiência de compra e não caia em nenhuma cilada, neste artigo vamos te mostrar os golpes mais comuns e como você pode se prevenir deles.

 

Site seguro

Umas das primeiras coisas que você deve prestar atenção no momento em que acessar um site atraído por uma oferta é se este é seguro.

Durante este período é muito comum que os golpistas criem sites falsos idênticos aos de grandes lojas e traz neles ofertas irresistíveis, muito abaixo do mercado.

Diante disso, é preciso que você verifique se a URL do site contém o mesmo nome da empresa e também se o site possui certificado SSL. Este certificado é simbolizado por um cadeado que fica ao lado esquerdo da URL e mostra autenticidade da página em questão.

Para verificar a autenticidade, clique sobre o cadeado e abrirá um popup falando que a página é autêntica e segura.

Um outro fator positivo é o endereço da loja começar com https://. Esta sigla mostra que o site possui muito mais segurança, o que dificulta a captura de informações por criminosos.

 

Onde acessar as lojas

Evite fazer suas compras online acessando computadores em lan houses, cafés ou usando wi-fi em redes públicas, como bares, restaurantes, aeroportos, etc. Isso porque seus dados como documentos, número de cartão e senhas podem ser facilmente capturados.

Faça suas compras utilizando uma rede segura e de preferência em dispositivos que tenham antivírus e que esteja atualizados.

 

Formas de pagamento

Desconfie de lojas que ofereçam somente uma forma de pagamento ou descontos acima da média do mercado para pagamentos com boleto bancário.

É perfeitamente normal as lojas oferecem um desconto diferenciados para pagamentos com boleto, uma vez que as taxas são menores e o dinheiro fica disponível mais rápido. Mas raramente o desconto oferecido será acima de 15% sobre o valor do produto e se a loja oferecer somente pagamento através de boleto ou transferência bancária, isso pode ser uma grande chance de ser fraude.

Veja também: Como diminuir a fraude no boleto bancário?

 

Falsas promoções

As falsas promoções podemos dividir em duas formas, sendo:

Links falsos enviados por e-mail: é um caminho muito utilizado pelos golpistas que enviam e-mails com links promocionais para produtos com um desconto muito atrativo. Muitas vezes estes links contém vírus ou são direcionados para sites clonados.

Promoção falsa: este é praticado por algumas lojas online que aumentam o valor dos seus produtos algumas semanas antes da Black Friday para poder aplicar o desconto idêntico ao valor do acréscimo e assim enganar o seu cliente, fazendo com que este pense que está comprando com desconto.

É bom ficar atento tanto para seus e-mails quanto para as falsas promoções ofertadas. Se tem o desejo de comprar o produto, já comece a pesquisar semanas antes para que, quando estiver próximo, este produto não sofra alterações e você seja vítima de propaganda enganosa.

Caso identifique uma fraude, notifique o Procon do seu estado ou a outras autoridades competentes. Divulgue também sua reclamação nos sites do Reclame Aqui e no Portal do Consumidor.

Se ainda possuir dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários e nossa equipe irá te responder.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Boleto Bancário

Vantagens que um intermediador de pagamentos oferece ao seu negócio

Post Boleto Bancário

Como pagar um boleto em atraso?

Post Financeiro

MEI pode emitir boleto para receber seus pagamentos?

Post Financeiro

Conheça a Lei do Cadastro Positivo

Deixe seu comentário